Destaques

Instituto Camões junta-se à UE na ajuda ao Líbano

Instituto Camões junta-se à UE na ajuda ao Líbano

Chegado a bordo de um voo aéreo humanitário da UE que hoje aterrou em Beirute, Janez Lenarčič, comissário da UE responsável pela Gestão de Crises, deu início a uma visita oficial ao Líbano, onde reunirá com o primeiro-ministro designado Mustapha Adib e supervisionará os esforços de ajuda da UE na sequência das explosões devastadoras que ocorreram na cidade. O voo que hoje aterrou (o terceiro voo para o Líbano no âmbito da ponte aérea humanitária da UE) transportou 26 toneladas de ajuda essencial, incluindo ambulâncias, equipamento de luta contra incêndios, equipamento de proteção individual, medicamentos e equipamento de telecomunicações. Toda a carga foi doada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, de Portugal, e pela ONG alemã Orienthelfer.

Saiba mais...

Ciência e inovação na União: uma conversa entre Maria Manuel Mota e Carlos Moedas no podcast #AEuropaaos70

Ciência e inovação na União: uma conversa entre Maria Manuel Mota e Carlos Moedas no podcast #AEuropaaos70

Estreia hoje, 10 de setembro, o quinto episódio do podcast “A Europa aos 70” - #AEuropaaos70 - da Representação da Comissão Europeia em Portugal, com uma conversa sobre Ciência e a sua importância na atual luta conta o coronavírus, entre Maria Manuel Mota e Carlos Moedas. Moderada por Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal, a conversa começou por abordar o extraordinário exemplo dos testes feitos pelo IMM, onde trabalha Maria Manuel Mota, como exemplo do que a ciência na Europa é capaz de fazer. Depois a resposta passou também pelas ideias de missões e de comunicação de ciência, pelos Conselhos Europeus de Investigação e de Inovação, e por aquilo que falta à UE para se tornar uma potência científica. O episódio está disponível em vídeo na conta da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Youtube e em áudio nas plataformas de podcast.

Saiba mais...

Primeiro Relatório de Prospetiva Estratégica

Primeiro Relatório de Prospetiva Estratégica

A Comissão Europeia adotou o seu primeiro relatório de prospetiva estratégica, destinado a identificar os problemas e oportunidades emergentes para orientar melhor as escolhas estratégicas da União Europeia. A prospetiva estratégica orientará as principais iniciativas políticas e ajudará a Comissão a elaborar políticas preparadas para o futuro e medidas legislativas que deem resposta tanto às necessidades atuais, como às aspirações de mais longo prazo dos cidadãos europeus.

Saiba mais...