Notícia

Comissária europeia Ylva Johansson em Lisboa na segunda

Este evento decorre entre as 10h00 e as 11h15 na sede da Polícia Judiciária (PJ) em Lisboa (Rua Gomes Freire). Conta com as intervenções de Francisca Van Dunem, ministra da Justiça, Catherine De Bolle, diretora executiva da Europol, Ylva Johansson, comissária europeia dos Assuntos Internos, e Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna. Após as intervenções, haverá espaço para debate e resposta a questões dos jornalistas.

O evento é aberto à imprensa, cumprindo no local as medidas sanitárias em vigor. Os jornalistas interessados devem contactar o Gabinete de Imagem e Comunicação da PJ através do e-mail gabic@pj.pt(link sends e-mail). Pode ainda ser acompanhado em direto por webstreaming através de link a indicar nesta página dedicada da EUROPOL e nas redes sociais com o marcador #SOCTA2021. Veja o vídeo sobre o lançamento do Relatório SOCTA 2021(link is external)

Antecipando a visita, a comissária Johansson afirmou: “A criminalidade organizada constitui uma verdadeira ameaça transnacional para as nossas sociedades. É por isso que o relatório SOCTA da Europol é uma avaliação prospetiva tão importante que identifica mudanças no panorama da criminalidade grave e organizada na UE. Aguardo com expectativa a oportunidade de participar na apresentação do relatório deste ano na sede da Polícia Judiciária Portuguesa em Lisboa. Aproveitarei igualmente a oportunidade em Lisboa para fazer a minha primeira visita ao Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, a autoridade que fornece aos Estados-Membros os dados factuais necessários sobre os problemas relacionados com a droga, como base para legislação e estratégias. Por último, visitarei o Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos para conhecer a cooperação prática na luta contra o tráfico de droga por via marítima e aérea. Será um dia importante em Lisboa.”

A apresentação do SOCTA 2021 acontece uns dias antes do debate previsto a 14 de abril em Colégio de Comissários de duas estratégias europeias: a Estratégia da UE de luta contra o tráfico de seres humanos e a Estratégia da UE para combater a criminalidade organizada 2021-2025.

Da parte da tarde, a visita inclui uma reunião às 12h00 no Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA) e, às 14h00, uma visita ao Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos(link is external) (MAOC-N), dois órgãos relevantes com sede em Lisboa que são responsáveis por monitorizar o fenómeno das drogas e que contribuem para a luta contra o tráfico de droga.

Recursos

Fotografias e vídeos de reportagem da visita serão disponibilizadas gratuitamente pela EbS

A visita da comissária pode ser acompanhada nas contas das redes sociais da Representação da Comissão Europeia no Facebook(link is external) e Twitter(link is external)  

Página sobre a comissária Ylva Johansson: responsabilidades, últimas comunicações e biografia

Página da Comissão Europeia sobre as políticas em relação a Crime Organizado & Tráfico de seres humanos

SOCTA é um relatório estratégico que fornece uma avaliação completa e exaustiva das ameaças de crime graves e organizadas, regionais e pan-europeias, com impacto na União Europeia, atualizando a comunidade policial europeia, os decisores e o público em geral, sobre os desenvolvimentos na criminalidade grave e organizada e sobre as ameaças que esta representa, identificando áreas em que a resposta operacional se deve concentrar.

Comunicado Realizar a União da Segurança: iniciativas para combater o abuso sexual de crianças, a droga e as armas de fogo ilegais

Estratégia europeia de luta contra as drogas 2021–2025, adotada pelo Conselho da UE em Dezembro de 2020 e cujo plano de ação está em desenvolvimento e é esperado ser adotado durante a Presidência Portuguesa.

Contacto:
Assessoria de imprensa da Comissão Europeia em Portugal:
Daniel Rosário – daniel.rosario@ec.europa.eu(link sends e-mail), 936 540 378
Rita Fortunato Baptista – rita.fortunato-baptista@ec.europa.eu(link sends e-mail), 966 822 590

Partilhar:
Voltar