Notícia

Noite do Cinema Europeu 2019: projeções gratuitas mostram o melhor do cinema europeu

A comissária Mariya Gabriel, responsável pela Economia e Sociedade Digitais, declarou: «O cinema é uma parte essencial da riqueza e diversidade da nossa cultura europeia e contribui para reforçar os laços entre as pessoas que partilham a paixão pelos filmes. A Noite do Cinema Europeu não é apenas uma iniciativa para prestar homenagem aos nossos artistas e à sua criatividade; é também um exemplo de como a UE pode aproximar o cinema independente dos europeus. Continuaremos a defender e a apoiar os nossos setores culturais e criativos, que são um elemento fundamental da nossa economia e da nossa sociedade, e um verdadeiro trunfo para o futuro da Europa.»

O comissário Tibor Navracsics, responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto, afirmou: «As reações muito positivas à primeira edição da Noite do Cinema Europeu mostram como os europeus estão desejosos de descobrir e compreender melhor as culturas uns dos outros através do cinema. Ao participarem nestes eventos locais gratuitos, as pessoas podem partilhar as emoções, perceções e ideias que lhes acorrem, enquanto veem um filme também disponibilizado a outros cidadãos de todo o continente. Permitir que as pessoas desfrutem de mais filmes de outros países europeus faz parte do esforço contínuo da UE para construir comunidades coesas e um sentimento de pertença comum.»

Na sequência do êxito da primeira edição da Noite do Cinema Europeu, que teve lugar em dezembro de 2018, o número de cinemas e cidades participantes aumentou: Estão envolvidas 54 cidades, em comparação com 34 no ano passado. Os filmes foram selecionados a nível local pelas salas de cinemas participantes, de modo a permitir-lhes adaptar o programa aos interesses e especificidades dos seus diversos públicos. O programa apresenta mais de 40 filmes europeus lançados no ano passado e apoiados pelo programa MEDIA, incluindo «Les Misérables», «The Truth», «The Portrait of a Lady on Fire» e «Il Traditore». Após cada projeção, os espetadores terão a oportunidade de conhecer realizadores, produtores e críticos para debater o filme. Estarão igualmente presentes representantes da Comissão Europeia para explicar o programa MEDIA e a sua importância para o panorama audiovisual europeu.

Contexto

Desde 1991, a Comissão Europeia tem contribuído para desenvolver o setor audiovisual europeu, contribuindo para a sua competitividade e para a diversidade cultural na Europa, através do programa MEDIA. Uma das ações mais importantes neste contexto consiste em prestar apoio financeiro à distribuição de filmes europeus fora do país em que são produzidos. Com a ajuda do programa MEDIA, são anualmente disponibilizados ao público de outros países europeus, em média, mais de 400 filmes.

A Noite do Cinema Europeu faz parte de uma estratégia centrada no público e destinada a dar a conhecer melhor o programa MEDIA e os temas que abrange, promovendo a participação dos cidadãos. Além disso, contribui para promover as obras audiovisuais europeias transfronteiras, bem como a diversidade cultural. A iniciativa complementa também a campanha EUandME que, através de uma série de cinco curtas-metragens centradas na mobilidade, na sustentabilidade, nas competências e nas empresas, nos meios digitais e nos direitos, visa mostrar de que forma a Europa faz a diferença. 

Para mais informações:

Noite do Cinema Europeu:

Lista de projeções

Programa Europa Criativa - MEDIA (1991-2019)

Programa Europa Criativa MEDIA

Rede Europa Cinemas

Partilhar:
Voltar