Notícia

Noite do Cinema Europeu: 34 cidades da UE oferecem projeções gratuitas de filmes europeus

Lançada no âmbito do programa Europa Criativa - MEDIA, que, ao longo dos últimos 27 anos, tem apoiado o setor audiovisual europeu, a iniciativa Noite do Cinema Europeu visa mostrar como a UE não só contribui para o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas da Europa, mas traz também benefícios para toda a sociedade. Com cerca de 50 projeções gratuitas programadas em toda a UE de 3 a 7 de dezembro, o objetivo desta iniciativa da Comissão Europeia é aproximar a Europa das pessoas, ao mesmo tempo que enaltece a riqueza dos filmes europeus.

A Comissária Mariya Gabriel, responsável pela Economia e Sociedade Digitais, declarou: «O cinema é uma parte essencial da nossa cultura europeia, rica e diversificada, e contribui para reforçar os laços entre as pessoas que partilham a paixão e a emoção de um filme. As noites do cinema europeu constituem uma oportunidade de demonstrar esta diversidade e ilustrar a importância de apoiar uma produção cinematográfica rica, livre e diversificada. Com todas as iniciativas já adotadas a favor do cinema europeu, a UE está presente na vida quotidiana dos seus cidadãos».

O Comissário Tibor Navracsics, responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto, afirmou: «Os filmes europeus fazem parte do nosso património cultural, que temos celebrado ao longo de todo o ano com o objetivo de o tornar acessível a todos. Neste espírito, as noites do cinema europeu darão aos cidadãos uma ideia de como as políticas europeias estão ligadas às suas vidas e às emoções que o cinema lhes desperta, e de como, ao participar num evento local, podem fazer parte de uma experiência partilhada em toda a Europa.»

Cada uma dos 34 salas de cinema que participam na iniciativa organizará um evento noturno especial, onde será exibido um dos 20 filmes apoiados pelo programa MEDIA. Esta lista inclui os filmes Cold War, The Killing of a Sacred Deer, Girl e Border. Os filmes foram selecionados a nível local pelas salas de cinemas participantes, de modo a permitir-lhes adaptar o programa aos interesses, às especificações e à diversidade dos respetivos públicos. A iniciativa decorrerá em salas de cinema de renome, pertencentes à rede Europa Cinemas, coordenada pelo programa Europa Criativa - MEDIA e pelo organismo de radiodifusão ARTE.

As projeções serão seguidas de um breve debate em que os interessados terão a oportunidade de debater os filmes com cineastas e críticos de cinema. Estarão igualmente presentes representantes da Comissão Europeia para explicar o programa MEDIA e a sua importância para a configuração do panorama audiovisual europeu.

Contexto

Desde 1991, a Comissão Europeia tem contribuído para desenvolver o setor audiovisual europeu, contribuindo para a sua competitividade e para a diversidade cultural na Europa, através do programa MEDIA. Uma das ações mais importantes neste contexto consiste em prestar apoio financeiro à distribuição de filmes europeus fora do país em que são produzidos. Com a ajuda do programa MEDIA, são anualmente disponibilizados ao público de outros países europeus, em média, mais de 400 filmes. Em maio de 2018, no quadro do próximo orçamento de longo prazo da UE para 2021-2027, a Comissão propôs aumentar em quase 30 % as verbas afetadas ao programa.

A Noite do Cinema Europeu é uma nova iniciativa que surge no contexto de uma estratégia centrada no público destinada a dar a conhecer mais aprofundadamente o programa MEDIA e os temas que abrange, promovendo a sensibilização e a participação dos cidadãos. Além disso, contribui para promover as obras audiovisuais europeias transfronteiras, bem como a diversidade cultural. A iniciativa complementa também a campanha EUandME, que utiliza uma série de cinco curtas-metragens centradas na mobilidade, na sustentabilidade, nas competências e nas empresas, nos meios digitais e nos direitos para mostrar de que forma a Europa faz a diferença. 

Partilhar:
Voltar