Notícia

ReportEU - Reportagens

O painel de avaliação dos parceiros da primeira edição do ReportEU (#ReportEU) selecionou as três reportagens que melhor cumprem os critérios da iniciativa (por ordem alfabética do título): 

Reportagem: A desinformação como arma política para movimentos populistas
Equipa: Catarina Magalhães, Ana Sofia Pereira
Professora-coordenadora: Inês Amaral
Curso: Mestrado e Licenciatura em Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Formato: Multimédia

Reportagem: Gerações: uma viagem pela União Europeia
Equipa: Mariana Serrano, Ana Rita Silva, Romina Barreto
Professor-coordenador: Francisco Sena Santos
Curso: Licenciatura em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa
Formato: Rádio

Reportagem: O combate europeu ao frio que nos desune
Equipa: Maria Nunes, Bianca Gregório, Inês Sousa, Talismã Xavier
Professora-coordenadora: Carla Cardoso
Curso: Licenciatura em Comunicação e Jornalismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
Formato: Multimédia

Os avaliadores sublinharam a qualidade das reportagens desenvolvidas pelos estudantes, especialmente pela forma como abordaram temas muito relevantes e através de ângulos menos comuns na agenda mediática, em formatos inovadores, com uma ligação à dimensão europeia e como conseguiram, mesmo em contexto de limites impostos pela pandemia, incluir testemunhos diversos e de várias partes da UE e uma visão abrangente de cada tema. Ficaram positivamente surpreendidos e sublinham a pertinência da experiência prática e da aprendizagem entre os estudantes e os profissionais promovidas pelo ReportEU.

Das 23 candidaturas recebidas de estudantes de vários pontos do país, seis equipas foram selecionadas para desenvolver, entre janeiro e abril de 2021, reportagens sobre temas de dimensão europeia variados, com apoio de jornalistas profissionais e mentores dos cincos parceiros. As seis reportagens desenvolvidas entram agora na última fase: a da edição final e da sua publicação nas plataformas do Repórteres em Construção (REC), da Comissão Europeia em Portugal e das respetivas entidades de ensino. As três selecionadas serão também difundidas pelos órgãos de comunicação social que se associam à iniciativa: Público, Renascença e TVI.

Contexto:

ReportEU, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal cuja primeira edição foi lançada em novembro de 2020 em colaboração com os Repórteres em Construção (REC), nasce com o intuito de dar a oportunidade a estudantes universitários, em especial de jornalismo e de comunicação social, de criar reportagens sobre temas que abordem uma dimensão europeia e que sejam relevantes e inovadores. Através de uma experiência prática durante o percurso formativo, permite-lhes treinar o que é desenvolver uma reportagem jornalística, com acesso a mentoria de profissionais, e entender melhor como funciona a União Europeia e que recursos disponibiliza para os jornalistas e cidadãos. Procura ainda estimular a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre a realidade de outros Estados-Membros e a literacia mediática, especificamente sobre temas europeus. Desta forma, tem como objetivo contribuir para a formação prática dos futuros jornalistas no formato reportagem e em cobertura jornalística de temas europeus, fomentando ainda o debate e ação para um aumento da literacia mediática.

A primeira edição do ReportEU recebeu 23 candidaturas de estudantes de vários pontos do país. Destas, foram selecionadas seis equipas e respetivos projetos de reportagem que envolveram 18 estudantes de jornalismo e comunicação social e seis professores-coordenadores de cinco entidades de ensino superior de Lisboa, Coimbra, Viseu e Setúbal.

Os critérios de avaliação incluem: 1) a inovação do tema, ângulos e/ou formatos; 2) a qualidade de execução e de apresentação; 3) a relevância dos conteúdos; 4) o impacto numa maior ligação dos cidadãos à UE; 5) a inclusão de questões, protagonistas e/ou histórias de pelo menos três Estados-Membros diferentes da UE (pode ou não incluir Portugal). Todos os projetos devem ser implementados seguindo boas práticas de sustentabilidade ambiental, usar as oportunidades fornecidas pelas ferramentas digitais e respeitar os direitos e valores fundamentais da União Europeia.

Composição do painel de avaliação com representantes dos cinco parceiros (por ordem alfabética dos parceiros da iniciativa):

  • Comissão Europeia em Portugal – Daniel Rosário
  • Público – David Pontes
  • REC - Ana Isabel Reis
  • Renascença – Pedro Leal
  • TVI - Pedro Benevides

Mais informações na página Web da Comissão Europeia em Portugal e com o marcador #ReportEU.

Partilhar:
Voltar