Notícia

Varsóvia ganha prémio Cidade Acessível 2020 por se tornar mais acessível aos cidadãos com deficiência

Na cerimónia de entrega do prémio, a Comissária Europeia responsável pelo Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen, declarou: «Com o Prémio Cidade Acessível, as cidades vencedoras podem ser uma fonte de inspiração para outras cidades, da UE e não só, que enfrentam desafios semelhantes. Varsóvia, vencedora da 10.ª edição, é um modelo para outras cidades, confirmando que muito pode ser feito em pouco tempo se houver vontade política, o que é fundamental para o sucesso.»

A Comissão Europeia recebeu 47 candidaturas para a edição de 2020. A cidade de Castelló de la Plana, em Espanha, e a de Skellefteå, na Suécia, ficaram no segundo e terceiro lugar. Chania, na Grécia, Tartu, na Estónia, e Evreux, em França, receberam a menção especial. Chania foi reconhecida pela sua utilização de tecnologia para proporcionar estacionamento acessível, Tartu pela sua abordagem de base à acessibilidade e, por fim, Evreux pelo seu trabalho sobre deficiências ocultas.

Enquadramento

O Prémio Cidade Acessível, organizado pela Comissão juntamente com o Fórum Europeu das Pessoas com Deficiência, é uma das ações previstas no âmbito da Estratégia Europeia para a Deficiência 2010-2020..

O prémio foi lançado em 2010 para aumentar a sensibilização para os desafios que enfrentam as pessoas com deficiência e promover iniciativas de acessibilidade nas cidades europeias com mais de 50 000 habitantes. Ao fazê-lo, o objetivo deste evento anual é assegurar a igualdade de acesso à vida urbana para as pessoas com deficiência em toda a UE. O prémio é atribuído à cidade que tenha melhorado de forma clara as acessibilidades no que respeita aos aspetos fundamentais da vida quotidiana nas cidades e que disponha de planos concretos para introduzir novas melhorias no futuro.

O prémio «Cidade Acessível» é apresentado na conferência anual do Dia Europeu das Pessoas com Deficiência,que terá lugar este ano em 29 de novembro de 2019, em Bruxelas.

Vencedores das anteriores edições: 2011, Ávila (Espanha); 2012, Salzburgo (Áustria); 2013, Berlim (Alemanha); 2014, Gotemburgo (Suécia); 2015, Boras (Suécia); 2016, Milão (Itália); 2017, Chester (Reino Unido) 2018, Lyon (França) e 2019, Breda (Países Baixos).

Para mais informações

Sítio Web Prémio Cidade Acessível 2019

Estratégia Europeia para a Deficiência 2010-2020:

Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Partilhar:
Voltar