Notícia

Vice-Presidente Maroš Šefčovič e comissários europeus Elisa Ferreira e Didier Reynders em Coimbra e Lisboa

O Vice-presidente Šefčovič vai conversar diretamente com estudantes da Universidade de Coimbra sobre o futuro do emprego e a sua relação com a transição ecológica no evento The Future of Jobs in the Green Economy: Dialogue with Students (“O futuro dos empregos na economia verde: Diálogo com os alunos”), entre as 9h00 e as 10h30 do dia 18 de maio, a partir do Colégio da Trindade, e que faz parte da Conferência sobre o Futuro da Europa.

Ao seu lado vai estar Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, sendo o palco dado às questões dos estudantes que também podem ser colocadas nas contas de  Facebook e YouTube da Universidade de Coimbra e Facebook , Twitter e Instagram da Comissão Europeia em Portugal. O evento será transmitido em direto nestes mesmos canais. A abertura fica a cargo do Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva, e o encerramento do Reitor, Amílcar Falcão. À saída do evento, o Vice-Presidente Šefčovič está disponível para curtas declarações à imprensa. Os jornalistas interessados em estar presente no evento devem contactar assessoria@uc.pt.

O Vice-Presidente Šefčovič está em Coimbra para participar na Reunião informal de Ministros dos Assuntos Europeus na qual também participa a Comissária europeia Elisa Ferreira e que decorre no dia anterior, 17 de maio, no Convento de São Francisco. Na agenda desta Reunião organizada no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, os Ministros dos 27 têm uma apresentação sobre as regiões ultraperiféricas (RUP) da UE como laboratórios para o futuro e o lançamento da Rede de Prospetiva da UE ao nível ministerial. A partir das 18h45 está prevista uma conferência de imprensa. Mais informações aqui e na página de acreditação.

No dia 18, a visita do Vice-Presidente Šefčovič prossegue da parte da tarde, em Lisboa, com uma reunião com representantes da indústria ativos no âmbito da Aliança Europeia para as Baterias, organizada pela EIT InnoEnergy. A visita inclui ainda uma reunião, às 17h45 no Ministério da Economia, com os Ministros Pedro Siza Vieira, João Pedro Matos Fernandes, e Manuel Heitor, e o Secretário do Estado João Galamba, também sobre a Aliança.

Em paralelo, também nos dias 17 e 18 de maio, em Coimbra, o Comissário Europeu para a Justiça, Didier Reynders participa na Conferência de Alto Nível “O Estado de Direito na Europa” que tem por objetivo avaliar os esforços e próximos passos da União Europeia para promover o Estado de Direito, reunindo decisores políticos e representantes da sociedade civil, representantes do poder judiciário, redes judiciárias europeias, associações europeias de relevo e juristas. Os detalhes podem ser encontrados no programa e na página dedicada aqui.

Recursos e contexto
Fotografias e vídeos de reportagem das visitas serão disponibilizadas gratuitamente pela EbS
As visitas e eventos podem ser acompanhada nas contas das redes sociais da Comissão Europeia em Portugal no Facebook e Twitter 
Mais sobre a Conferência sobre o Futuro da Europa
Mais sobre as Aliança Europeia para as Baterias, comunicado de imprensa (2020-12-10) Pacto Ecológico: Baterias sustentáveis para uma economia circular e com impacto neutro no clima e Perguntas e respostas sobre o regulamento relativo às baterias sustentáveis
Página dedicada sobre Estado de Direito e comunicado de imprensa (2020-09-30) Estado de direito: primeiro relatório anual sobre a situação do Estado do direito na União Europeia
Página sobre Maroš Šefčovič, Elisa Ferreira, e Didier Reynders: responsabilidades, últimas comunicações e biografia

Contacto:
Assessoria de imprensa da Comissão Europeia em Portugal:
Daniel Rosário – daniel.rosario@ec.europa.eu, 936 540 378
Rita Fortunato Baptista – rita.fortunato-baptista@ec.europa.eu, 966 822 590

Partilhar:
Voltar