Símbolos

A UE é identificada por uma série de símbolos, que contribuem para aumentar o sentimento de pertença e a consciência europeia dos cidadãos. Os símbolos, no seu conjunto, identificam a União Europeia enquanto entidade política, permitindo, também, promover a dimensão europeia no quotidiano dos cidadãos.

 

A Bandeira europeia

As doze estrelas dispostas em círculo simbolizam os ideais de unidade, solidariedade e harmonia entre os povos da Europa.

 

O Hino europeu

 A melodia utilizada como hino europeu é extraída da Nona Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, composta em 1823.

 

Oiça o hino europeu

Oiça o hino europeu (02:07)

Executado pela Orquestra dos Instrumentos de Sopro da Juventude da União Europeia, dirigida por André Reichling, e gravado em 1994 no Teatro da Trindade, em Lisboa, com arranjos de Herbert von Karajan.*

*Reservados todos os direitos do produtor e proprietário da obra reproduzida.

 

O Dia da Europa

No Dia da Europa, que se comemora todos os anos no dia 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

Defendia, assim a criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.

 

O Lema da UE: «Unida na Diversidade».

Esta divisa evoca a forma como os europeus se uniram e formaram a UE para trabalhar em conjunto pela paz e prosperidade, embora mantendo a diversidade de culturas, tradições e línguas do continente.

 

Fonte: Portal da Europa


< Voltar